06/01/2012
Quando minha filha tinha apenas alguns meses resolvemos nos aventurar de carro, saímos de São Paulo e subimos para explorar o litoral brasileiro. Fizemos o nosso tempo, sem reservas de hotel e sem destino definido, tínhamos somente a data de ida e a de volta.
Valeu a pena cada estrada que pegamos, cada duna que encalhamos, cada praia que resolvemos conhecer, cada água de coco que bebemos para refrescar o calor do verão.
Dicas importantes: para os menos aventureiros: a BR 101 está há muito tempo precisando de muita reformas, encontramos por lá muitos, mas muitos buracos mesmo, precisamos parar o carro muitas vezes e colocar a primeira marcha, a paciência aqui é a alma do negócio. Por isso evite dirigir à noite. Para chegar em várias praias como: Cumuruxatiba, Caraíva, Ponta do Corumbau e a praia do espelho é necessário encarar bons quilômetros de estrada de terra. Durante o período de chuva (maio a agosto) as estradas costumam alagar.
Vou pular o litoral carioca e o litoral capixaba que em outra oportunidade relatarei no site .
A primeira parada do litoral Baiano foi na cidade de Caravelas:
CARAVELAS e Arquipélago de Abrolhos
Para quem quer conhecer e mergulhar em Abrolhos, um dos melhores points de mergulho do Brasil, ou observar as baleias-jubartes, Caravelas é o principal ponto de partida. Procure por lá as agências de mergulho credenciadas e siga em frente.
Dica: entre o mês de julho e novembro é possível ver as baleias-jubarte.
o arquipélago, descoberto por Américo Vespúcio em 1503, e visitado em 1832 por Charles Darwin, é formado por cinco ilhas, porém, só é permitido o desembarque e visita em uma delas, a Siriba. Distante cerca de 70 km da costa, os passeios podem ser feitos em escunas, barcos grandes ou lanchas credenciadas.
Maiores informações sobre o Parque nacional marinho de Abrolhos no site:
Dicas: A melhor época para mergulhos vai de dezembro a fevereiro, quando o mar está mais transparente.
.........................................................................................................................................
PRADO
50 km dirigindo rumo ao norte, paramos para conhecer as praias de Prado, onde no verão vários shows de axé acontecem quase todas as noites nos bares do centro. São muitas opções de hotéis, pousadas e restaurantes (destaque para o “Beco das garrafas”- ponto dos melhores restaurantes).
...........................................................................................................................................
Cumuruxatiba
Fomos então procurar pouso em Cumuruxatiba. A estrada mais curta (32 km) que liga Prado a Cumuruxatiba é muito interessante, cheias de coqueiros e falésias, mas na época das chuvas é quase certo atolar por ali. A outra alternativa é pegar a estrada principal(40km), um pouco mais longa, mas quase sempre em bom estado de conservação, com um bom pedaço de asfalto, cerca de 9km.
Em Cumuru, apelido da cidade, encontramos várias opções de hospedagem , bons restaurantes e lojas com artesanato local.De Cumuru pode-se fazer passeios de barco para algumas praias e locais para observar as baleias-jubartes.
Dica: não espere praias bonitas em Cumuruxatiba, vale a pena o passeio e a estrada com vista para as falésias,mas não pelas praias.
...........................................................................................................................................
Ponta do Corumbau
Bem mais difícil de chegar (acesso somente por estrada de terra ou por barco), está a Ponta do Corumbau. Se a opção for chegar de carro, consulte as condições da estrada antes de se arriscar. Prefira ir de barco saindo de Cumuru ou Caraíva.
Eu particularmente adoro lugares de difícil acesso, o isolamento contribui para a preservação das belezas naturais.
Ponta do Corumbau é uma acolhedora ilha de pescadores com praias com águas esverdeadas e extensas faixas de areia. A praia mais bonita é a praia de Corumbau, onde podemos observar a foz do rio que recebe o mesmo nome. Vale o passeio!
..............................................................................................................
Caraíva
Seguindo a mesma linha da última parada, Caraíva também é um lugar preservado e de difícil acesso. Chega-se lá somente por barco. Apesar de já ter energia elétrica, a ilha não tem iluminação pública nem ruas asfaltadas.
Há somente dois telefones públicos e não há sinal para celulares comuns. Caso seja necessário acessar a internet, você encontra um pequeno cyber com banda larga no bar Ouriço, em frente ao porto de chegada.
O vilarejo com uma população de 600 habitantes, tem posto de saúde, delegacia, biblioteca e escola municipal. Uma placa interessante nos faz parar um pouco e refletir: “Calma, o sábio não se aborrece”. É sempre bom lembrar:você está na Bahia!
Importante: não esqueça o chinelo e a lanterna, itens essenciais para freqüentar Caraíva.
Interessante saber: a ausência de calçamento e luz é uma opção do município, uma maneira de preservar a tranqüilidade local. Apoio a decisão!!
Destaque para as praias: Satu e Barra Velha
Como chegar a Caraíva:
Na BR-101, saída próxima ao distrito de Monte Pascoal em direção a Nova Caraíva. São 47 km de estrada de terra – ruim na época das chuvas.
Saindo De Porto Seguro - atravessar de Balsa para Arraial d'Ajuda, seguir por estrada até Nova Caraíva.
Qualquer que seja o caminho escolhido, chegando em Nova Caraíva é preciso estacionar o carro e pegar um barco para o vilarejo.
Dica: sempre prefira viajar durante o dia nas estradas.
..................................................................................................................................
Parque Nacional do Monte Pascoal
Criado em 1961, o Parque Nacional do Monte Pascoal possui uma grande área de Mata Atlântica preservada e 586 metros de altura. Segundo os registros históricos, o Monte Pascoal teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação no dia 22 de abril de 1500, data do Descobrimento do Brasil. O monte recebeu este nome justamente porque o desembarque ocorreu na época da Páscoa.
Localizado a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro, o principal acesso ao parque é pela cidade de Itamaraju.
A visita a parte alta do Monte Pascoal é controlada pelos índios pataxós que habitam a região(são três horas de caminhada difícil, ida e volta). A parte baixa tem acesso livre pela praia da Barra Velha, em Caraíva.
.................................................................................................................................
Trancoso
Seguindo ainda mais para o norte, resolvemos parar uns dias em Trancoso e de lá fazer alguns passeios: Arraial d’Ajuda, Porto Seguro e a maravilhosa Praia do Espelho. Trancoso, distante 47km de Porto Seguro, é uma vila tranquila, charmosa, preservada e frequentada por jovens do mundo todo.
Fundada no início da colonização portuguesa pelos Jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios, com o nome de São João dos Índios, há alguns anos, deixou de ser uma vila rústica e isolada, descoberta pelos hippies nos anos 70 para se tornar um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.
A cidade tem hotéis e pousadas sofisticadas, lojas de grife e restaurantes famosos.
Dica: não se esqueça de levar um bom repelente para espantar os pernilongos de Trancoso.
O Quadrado, a ampla praça no centro do vilarejo, emoldurada por casinhas coloridas e pela igrejinha branca ao fundo, continua a ser o coração do local e onde tudo acontece. Sem iluminação pública o Quadrado é a atração noturna da cidade, quando os bares, restaurantes, pousadas, lojinhas de artesanato e butiques que funcionam ali espalham mesas e redes embaixo das árvores e acendem suas velas.
Para chegar a maioria das praias uma pequena caminhada é o suficiente, como é o caso da praia do Rio Verde (pedra grande) onde o agito fica por conta das barracas badaladas. Destaque para a praia do Rio da Barra, considerada a mais bonita de Trancoso.
Informações úteis:
DDD 73
Estação Rodoviária de Trancoso Av. Nove de Agosto (próxima ao Quadrado) Tel.: (73)3668-1147
................................................................................................................................................
PRAIA DO ESPELHO
Depois de rodar muitos quilômetros de estrada de terra chegamos a uma das praias mais bonitas do país. Assim que paramos o carro, nos deparamos com um mar de água azul, piscinas naturais, gigantescas falésias brancas e avermelhadas, riozinhos e coqueirais.
As pousadas e bares espalham sobre os enormes gramados à beira-mar: almofadas e espreguiçadeiras. A areia é branquinha e a água é verde, transparente e calma, por isso o nome da praia.
Localizada entre os povoados de Trancoso e Caraíva, a praia do Espelho é considerada uma das mais encantadoras do Sul da Bahia. Na verdade, o povoado chama-se Curuípe mas, para evitar confusões, atende por ambas as denominações. Quem chega de carro desce em Curuípe, andando um pouco mais para a direita, depois do rio, começa a praia do Espelho. A beleza, entretanto, independe do nome de batismo.
Mas Espelho não é só a praia. No alto da falésia fica a Vila do Outeiro, dentro do condomínio Outeiro das Brisas. Emoldurado por casinhas coloridas que abrigam pousadas, restaurantes e ateliês, o centrinho é o mirante natural para os quilômetros de mar azul.
Como chegar:
- saia em Monte Pascoal, são 47 km de estrada de terra até Caraíva e outros 23km até o Espelho.
- saia em Eunápolis, ande 78km de estrada de asfalto e mais 20 km de estrada de terra.
Vindo de Arraial ou Itaporanga, seguindo as placas para Caraíva ou para o Condomínio Outeiro das Brisas.
...................................................................................................
ARRAIAL D’AJUDA
Situada no distrito de Porto Seguro, Arraial é uma pequena aldeia que, desde o seu nascimento em 1549, preservou a sua típica arquitetura, cultura e parte da Mata Atlântica.
São quase dezoito quilômetros de lindas praias coloridas, algumas delas protegidas por recifes, formam piscinas naturais na maré baixa, outras ainda são preservadas e semi-desertas. Uma igreja histórica de 1549 e duas ruas: Bróduei e Mucugê formam o centro de Arraial d'Ajuda. Na charmosa Rua do Mucugê ficam a maioria dos restaurantes, bares, lojas e hotéis e dá acesso a praia de mesmo nome.
A mistura da população nativa, índios, hippies, turistas e estrangeiros transformaram Arraial d'Ajuda em uma pequena aldeia internacional. Arraial sempre atraiu exotéricos e aventureiros do mundo todo.
Como chegar: o aeroporto mais próximo é o aeroporto internacional de Porto Seguro.
Do aeroporto são cerca de 2 km até a balsa e, em seguida, 4,5 km até o centro de Arraial d'Ajuda. Você pode pegar um táxi do aeroporto, que o levará diretamente ao seu hotel ou pousada. Outra opção é pegar um táxi até a balsa de Porto Seguro, e chegando do outro lado da balsa em Arraial você encontrará várias opções de transporte com preços populares, como ônibus e vans que o levarão até o centro de Arraial d'Ajuda.
...................................................................................................
PORTO SEGURO
Com uma população de 123.000 habitantes, quilômetros de falésias coloridas, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica, praias de águas calmas, megabarracas de axé music e a famosa passarela do álcool transformaram Porto Seguro em um dos lugares mais procurados pelos turistas no Brasil, principalmente para os grupos de formatura do ensino médio (essas turmas costumam invadir a cidade nos meses de julho e outubro).
Faz calor o ano todo, mas o mês com a maior probabilidade de chuva é maio.
São muitas as opções de hotéis e restaurantes. Não deixe de provar a famosa cocada da barraca da tia Nenzinha que fica na passarela do álcool.
As barracas de praia possuem uma superestrutura. As festas, chamadas de luaus varam a noite toda tocando predominantemente o axé. As barracas mais famosas são: “axé moi”, “Barramares” e “Toa-Toa”.
Os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade não foram conferidos por acaso. Porto Seguro preserva com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais: da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos.
Não deixe de visitar o Centro Histórico: instalado no topo de uma falésia debruçada sobre a orla, o espaço abriga imponentes prédios - destaques para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503; a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade) com torre em louça de Macau; e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, totalmente restaurado.
Em Santa Cruz Cabrália, cidade próxima a Porto Seguro (hoje é difícil saber onde termina Porto Seguro e onde começa Cabrália) encontramos o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha: são bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas.
Na praia de coroa vermelha foi realizada a primeira missa no Brasil – uma cruz simbólica, marca o local.
....................................................................................................
SANTO ANDRÉ
Santo André é uma pacata vila de pescadores distante 28 km de Porto Seguro. Chega-se nela somente através de uma balsa a partir de Santa Cruz Cabrália (15 minutos de travessia), com saídas a cada meia hora. As praias são muito bonitas, vale a pena conhecer:
Praia de Santo André - deserta e com água calma. Fica em frente ao vilarejo.
Praia das Tartarugas – distante 3km da vila, a praia tem piscinas naturais que surgem na maré baixa. No verão, os quiosques lá instalados recebem grandes grupos que chegam em escunas
Praia Guaiú - Deserta e com piscinas naturais perfeitas para banhos, é acessível a partir da aldeia de pescadores de Guaiú. Fica a 16 quilômetros de Santo André.
Importante: em Santo André não existem agências bancárias, nem postos de combustível, portanto se você for atravessar de carro, abasteça antes de ir e não se esqueça de levar dinheiro.