Criar um Site Grátis Fantástico






Dicas Importantes de Viagem



Total de visitas: 154465
ILHA DO MEL
ILHA DO MEL

03/08/2015

Localizada no litoral norte do estado do Paraná, a ilha possui 35 km de praias e costões rochosos. Nela encontram-se o Parque Estadual (que é considerado sítio de Patrimônio mundial pela UNESCO) e a Estação Ecológica da Ilha do Mel.

A Ilha é uma das últimas áreas de Mata Atlântica preservada e é própria para a prática do ecoturismo.

Os maiores encantamentos da Ilha na minha opinião são: o fato de por lá não transitar nenhum tipo de automóvel, e a falta de iluminação pública. De noite saímos para passear com a ajuda de lanternas e da Lua.

 

Informações úteis para quem pretende visitar a Ilha:

- Proibida a entrada de animais, fazer fogueiras e acampar em áreas públicas.

- Não há farmácias nem caixas eletrônicos na Ilha

- Não esqueça de trazer lanterna, filtro solar e repelente

 

Sempre ouvi falar da Ilha do Mel, mas nunca tive a curiosidade de ir visitá-la. Esse ano, escrevendo umas dicas de roteiro para um amigo resolvi que era a hora, comecei a pesquisar as pousadas e as atrações, avisei a família que no feriado da semana santa iríamos para lá e na quinta-feira levantamos cedo, entramos no carro e pé na estrada...

A estrada de São Paulo para o Paraná (BR-116) ainda é beemmmm ruim na altura da Serra do cafezal (entre Juquitiba e Miracatu), então decidimos ir pela Imigrantes, seguir até Peruíbe e entrar na BR-116 já abaixo da Serra do Cafezal, economizando o estresse desse trecho.

Chegando na altura da BR-116 de descer para Paranaguá, duas são as opções: descer de carro pela lindíssima Serra da Graciosa passando pela cidade histórica de Morretes e chegar em Paranaguá ou aumente o passeio indo de trem pela Serra do Mar.

Serra da Graciosa

Para chegar a Ilha do Mel podíamos optar entre: sair de Paranaguá (a travessia dura duas horas e tem saídas às 9h30 ou às 15h30), ou sair de Pontal do Sul (a travessia até a Praia de Encantadas dura meia hora e tem saídas diárias a cada meia hora). Optei pela segunda mesmo porque a pousada que eu escolhi (Estrela do Mar) tem um estacionamento próprio em Pontal. Deixamos o carro lá, pegamos uma van até o porto, compramos a passagem de travessia de barco ida e volta e lá fomos nós.

 

Terminais de embarque:

- Pontal do Sul (41) 3455-2616 e 3455-1144

- Paranaguá (41) 3425-6325

 

São três vilas: Nova Brasília, Encantada e Fortaleza. A ilha tem boas pousadas e praias muito bonitas.

Lendo os sites e guias de viagens sobre onde hospedar-se na Ilha fiquei em dúvida: Encantadas ou Brasília. As opiniões são bem divididas mas se alguém me perguntasse hoje onde ficar, eu diria: - fique em Brasília!

Embora a pousada em que fiquei seja muito boa (pousada Estrela do Mar), a praia de Encantadas está poluída e as atrações por perto não são tão numerosas como em Brasília. Então, para quem está em dúvida, a minha dica é: fique em Brasília e vá passear em Encantadas.

Para quem fica em Encantadas ou vai passar o dia por lá não deixe de conhecer a Gruta das Encantadas, que fica na parte sul da ilha e é o patrimônio natural mais importante. A gruta foi formada pela ação do mar sobre as rochas. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela até sua entrada. A praia Encantadas não está atualmente recomendada para banhos mas, uma opção divertida é a prática de stand up e caiaque.

Gruta

Quem fica em Encantadas a opção é caminhar até o mar de fora para conhecer a praia da Boia e a praia do Saquinho. São muitas opções de Pousadas e restaurantes em Encantadas:

Pousadas: “Bob pai, Bob filho”, “Ilha Verde pousada hotel”, “Caraguatá pousada”, “Fim da Trilha”, “Pousada Lua Cheia”, “Pousada Mar&Cia”, “Pousada Orquídeas”, “Pousada Estrela do Mar” entre outras.

 

Existem bons restaurantes em Encantadas, entre eles o “Fim da Trilha” e o “restaurante Orquídeas”.

Restaurantes

Uma informação importante para quem está procurando pousadas na Ilha e comparando preços: é proibido construir piscina na Ilha. Outra dica é saber que as pousadas, embora muitas delas confortáveis e bem montadas, são rústicas.

Para quem está hospedado em Encantadas e gosta de encarar uma boa caminhada (mas já adianto que é longe), é conhecer do outro lado da Ilha: a Praia do Miguel. Estando em Encantadas atravesse para o mar de Fora (mais ou menos 20 minutos de trilha aberta e sombreada) e de lá, a caminhada é grande e sem sombra até a praia do Saquinho, onde encontramos o Morro do Sabão, atravessando o Morro do Sabão estamos na Praia do Miguel.

Por do Sol

Para que fica em Brasília são várias opções de pousada e restaurantes.

Por que ficar em Brasília?

Todos os dias que fiquei na Ilha peguei um barco e fui passar o dia por lá. Estando em Brasília pudemos conhecer várias e belas praias, todas bem próximas do centrinho comercial onde se encontram diversos bares, restaurantes e pousadas: Praia Grande, a Praia de Fora, a Praia do Farol, a praia do Istmo além das duas grandes atrações da Ilha: a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.

Fortaleza Nossa Senhora

Farol das Conchas – localizado no alto do Morro das conchas, o Farol foi construído em 1872 por ordem de D. Pedro II com a intenção de modernizar a navegação comercial brasileira. Os materiais para sua construção foram importados da Escócia. A subida é puxada mas vale a vista (150 degraus).

Farol das Conchas

Carro não circula na Ilha, só a pé e de bicicleta. Então alugamos uma bicicleta na vila e fomos pedalando até a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres – foi concluída em 23 de abril de 1769 e é o único monumento militar do século XVIII existente no Paraná. Vale a pena a visita!

 

Onde ficar em Nova Brasília e Praia do Farol:

Pousada Pôr do Sol, Pousada das Gêmeas, Pousada das Meninas, Pousada Enseada das Conchas, Pousada Treze Luas. São vários os restaurantes por lá, entre eles, destaque para: Astral da Ilha, Mar&Sol, Pizzaria das Conchas, restaurante Pousadinha (praia do Farol) e restaurante Paraíso.

Estando no centrinho de Nova Brasília, uma leve caminhada por trilhas de areia, também sombreadas, chega-se até a Praia Grande. Uma delícia!

Centrinho de Nova Brasilia

 

Se quiser se hospedar por lá, seguem algumas opções: “Grajagan Surf resort”, “Pousada Canto da Vó”, “Pousada Canto Verde” ou “Pousada Nascer do Sol”.

 

Para terminar o meu relato: adorei a Ilha. Quatro dias por lá são suficientes para relaxar e conhecer. Não deixe de visitá-la!