05/08/2015
A 50 km de distância de Florianópolis, no caminho para Bombinhas está Governador Celso Ramos, uma cidade formada por pequenas vilas de pescadores, que conta com uma boa estrutura para receber os turistas: bares, restaurantes, pousadas, hotéis, peixaria, padaria, supermercado, lanchonete, correio, banco, farmácia e posto de saúde. Um ótimo lugar para quem quer fugir do agito de Florianópolis!
A vila de pescadores tem 250 anos de história e foi sede do maior e mais importante núcleo baleeiro catarinense. A praia da Armação da Piedade era o ponto de partida de escravos e arpoadores que se arriscavam em precárias embarcações para capturar as baleias Franca. Atualmente as baleias procriam e amamentam seus filhotes em águas catarinenses protegidas por leis ambientais.
A pesca é a principal fonte de renda do município. Os homens estão quase sempre envolvidos com atividades da lida do mar: confeccionando tarrafas, descarregando, limpando e encaixotando o pescado. As mulheres são responsáveis pelos trabalhos domésticos e ajudam nas cooperativas da comunidade. Toda esta parceria faz da pequena cidade a maior produtora de marisco de cultivo de Santa Catarina.
Os turistas de Governador Celso Ramos são, na sua maioria, famílias, surfistas e pessoas em busca de paisagens paradisíacas. Conviver com a tranquilidade e os costumes dos nativos é a maior atração do município.
Como chegar:
Para quem vem do Sul
Entrar no Km 180 ou 183 da BR 101 a direita seguindo pela Rodovia SC 410.
Quem vem do Norte
Entrar no Km 180 da BR 101 a direita, logo depois entrar a esquerda por baixo do viaduto ou fazer o retorno a esquerda no KM 185 e entrar no Km 183 a direita, ambos seguir pela SC 410.
Entre morros cobertos de vegetação intocada, o recortado litoral da península de Governador Celso Ramos apresenta um cenário paradisíaco. Formado por 23 praias de águas claras e ofuscantes, o município é conhecido também pelo nome de orla das esmeraldas.
Praias:
Palmas – é a maior praia, ponto de encontro das famílias; o norte da praia é reservado para os surfistas.
Praia do Sicial e dos Ilhéus – bonitas, pequenas, cercadas por pedras e morros.
Do Antenor- afastada do centro, com mar calmo e pouco frequentada.
Baía dos golfinhos – com alguns bares na orla, essa praia de águas calmas tem o privilégio de ser visitada por golfinhos.
Tinguá – mar calmo e verde. Para chegar a essa praia precisa estacionar o carro na estrada e caminhar por 5 minutos.
Da cordas - o acesso é feito a pé por uma escadaria que fica ao lado de um condomínio residencial. O maré mais agitado, bom para o surfe.
Do defunto e das bananeiras – quando a maré está baixa dá para caminhar até a praia das cordas ou ir caminhando até a próxima praia: a praia Grande (praia de mar aberto e muito procurada pelos surfistas).
Praia dos ganchos de fora –frequentada por moradores, o mar é calmo e próprio para a criação de mariscos
A região integra a reserva biológica Marinha do Arvoredo, santuário de espécies raras da flora e da fauna, e é considerada um dos melhores locais para mergulho do país. As praias particulares de Governador Celso Ramos são escolhidas por celebridades de várias partes do mundo para o veraneio.
Onde ficar:
Passeios
Além das praias e do mergulho, a cavalgada, o passeio pelas trilhas ecológicas, o rafting, o arvorismo, o rapel, os saltos de tirolesa,e os passeios de escuna são algumas das opções de passeio na região.
Dicas:
- Se você não estiver de carro, alugue um para explorar as praias da região, que são relativamente próximas. Venha preparado para caminhar pois a maioria dos acessos às praias são exclusivos para pedestres. A maior parte das trilhas é de fácil acesso, no máximo 20 minutos de caminhada, sem grandes obstáculos.
O que levar:
Tênis, protetor solar e repelente de mosquitos. Como grande parte das praias é deserta, tenha na mochila algo para beber e para comer.