06/03/2012
Caminhar, caminhar e caminhar... esta é a melhor maneira de conhecer Paris. Arranje um mapa da cidade e prepare-se para conhecer a cidade luz.
Dica: Localize o metrô mais próximo do hotel e anote atrás do cartão do hotel o nome da estação.
Curiosidades
Consulte um guia sobre a cidade. Nele você irá encontrar informações mais detalhadas sobre a cultura local, conhecer um pouco da história, ver as dicas de restaurantes, shows, passeios, hotéis, gastronomia e muito mais.
Para comprar alguns passeios e entradas de museus em paris, dê uma olhada nesse site: https://www.parisbilhetes.com/
Dica de desconto: Paris Pass é um cartão que dá descontos na entrada de museus e monumentos, no metrô e outros meios de transportes, no passeio de barco pelo Rio Sena, além de descontos em algumas lojas e restaurantes. O Paris Pass custa a partir de 99 euros para adultos e 31 euros para crianças.
.........................................................................................................................................
Tipos de lugares para comer
Nas ruas é fácil para comprar baguetes e crepes, pois estes petiscos são encontrados em diversos pontos pela cidade. Não deixe de provar os croissants e as bombas de chocolate. Em Paris não é permitido fumar em locais fechados.
Brasseries: oferecem no almoço o "plat de jour" (prato do dia), uma opção interessante para quem quer estar no ambiente do dia-a-dia francês sem ser explorado como turista. Variam de 11 a 15 euros.
No plat du jour você pode escolher entre uma entrada (entrée) e um prato principal (plat principal) ou entre prato principal e uma sobremesa (dessert).
Atenção: muitas vezes, meia garrafa do vinho da casa sai o mesmo preço de um refrigerante. A água de Paris é potável, ou seja, pode-se tomar água da torneira. Por isso, você não paga nada por uma garrafa d'água potável. Peça ao garçon "une caraffe d'eau, s'il vous plaît".
Padaria ou boulangerie: costumam oferecer uma "formule" (mais ou menos 7 euros) que oferece 1 sanduíche do tipo panini mais uma tarte maison (uma entre as diferentes tortas doces ou flans feitos pela padaria) mais uma bebida, chamada "boisson" em francês, que pode ser um refrigerante em lata.
Uma baguete custa menos de 1 euro. Você pode inclusive comprar meia baguete ("une demie baguette, s'il vous plaît").
Petit Marché: os pequenos mercados oferecem todo tipo de produto, desde frutas e legumes até enlatados, congelados e vinho. Os produtos oferecidos custam no mínimo o dobro que no supermercado. A diferença é que ficam abertos até tarde da noite e também nos finais de semana.
Dicas de passeios para quem vai passar 4 dias em Paris
PRIMEIRO DIA
Faça um city tour por Paris para conhecer os principais pontos turísticos e fazer um reconhecimento da cidade.
Após o city tour continue o passeio pela Ile de La Cité, uma das duas ilhas do rio Sena. Para chegar até ela, atravesse o rio Sena pela Ponte Neuf. Em uma das pontas da ilha está a Saint Chapelle. Na outra ponta está a Notre Dame.
A Catedral de Notre Dame foi inaugurada em 1345, depois de quase 200 anos de construção. Abre diariamente das 8h às 18h45. A entrada na catedral é gratuita, mas para conhecer as suas torres os adultos pagam 8 euros e os menores de 18 anos não precisam pagar.
Dica: aproveite para conhecer a tradicional sorveteria Berthillon, aberta desde 1954. Prove um dos diversos sabores de sorvete ou uma das tortas geladas. Abre de quarta a domingo, das 10h às 20h.
Caminhe pelo Quartier latin, uma região de Paris que concentra a maioria das escolas e das universidades de Paris, entre elas a Sorbonne.
Conheça o famoso Jardim de Luxemburgo, um dos mais bonitos jardins de Paris.
Uma boa dica é caminhar um pouco mais e visitar o Museu d’Orsay, localizado em uma antiga estação de trem da Belle Époque que se transformou em museu. O museu tem obras de Monet, Cézanne, VanGogh, Renoir, entre outros. Em Outubro de 2011, foi inaugurado um café em um dos espaços do museu: o Café Campana, bom para almoçar! (3ª à dom. das 10h às 17hs)
Horários de funcionamento do museu: aberto diariamente das 10h às 18hs, 5ª feira até 21h45. Fecha às segundas-feiras e nas seguintes datas: 1/1, 1/5 e 25/12.
Onde fica: metrô 12 Sólferino
Preços: 9,00 euros e 6,50 euros tarifa reduzida.
Deixe a visita para a Torre Eiffel de preferência no final da tarde. Lá de cima a vista da cidade iluminada é imperdível!
SEGUNDO DIA
Comece o passeio pela Praça Du Trocadéro – do outro lado do rio Sena está a Torre Eiffel, e é deste ponto que os turistas costumam tirar fotos como se estivessem segurando ou empurrando a torre.
Aproveite a estação de metrô Trocadéro e vá até a estação Charles de Gaulle, lá você vai descer em frente ao “Arco do triunfo” (obra encomendada por Napoleão Bonaparte, em 1806, para celebrar suas vitórias). Dá para subir no Arco: pode-se ir até o Mirante ou no piso abaixo do mirante, onde acontece permanentemente uma exposição interativa sobre a construção de Paris.
São 12 avenidas que partem do arco do Triunfo. A mais famosa delas é a Champs- Elysées. Caminhe por ela. A Champs- Elysées é o principal ponto de comércio de Paris; é lá onde encontram-se as chiquérrimas: Louis Vitton, Prada, Cartier, restaurantes de várias nacionalidades, brasseries, etc.
Dica: Uma megastore chamada Sephora é um bom local de compras de cosméticos e perfumes (preços melhores)
Continue caminhando pela Champs- Elysées até a Place de La Concorde, onde encontra-se outro famoso marco da cidade: o Obelisco de Luxor, de 23m de altura (foi ali que o Rei Luis XVI e a Maria Antonieta foram guilhotinados).
Ligado a praça de La Concorde está o Jardim de Tulheries (tem um café legal aqui: Café Rinard)
Um pouco adiante está o Museu do Louvre, um dos maiores museus do mundo.
Horário de funcionamento: sábado, domingo, segundas e quintas, das 9h às 18h. Quartas e sextas, das 9h às 21h45. Fechado às terças-feiras
Onde fica: metrô Pirâmide
Dica: existem visitas com guia em português com duração de 2h30 aproximadamente ou a opção de um audioguia. O museu é muito grande, escolha o que quer conhecer.
As visitas guiadas custam em média 44€ (visita guiada em português) e tem horário marcado.
TERCEIRO DIA
Para conhecer o Palácio de Versailles o ideal é começar o cedo. Pegue o trem na Gare Saint-Lazane e desça na estação Versailles-Rive Droite. Caminhe um pouco e logo chega ao Palácio. São mais ou menos 40 minutos de Paris.
O Palácio de Versailles, residência oficial dos reis da França, foi transformado em museu e é um dos maiores e mais luxuosos castelos do mundo.
A visita interna mostra as dependências do palácio, com as obras de arte, decoração em ouro e a sala de espelhos. O Palácio passa por reformas que só devem acabar em 2020. Não deixe de visitar os jardins do Palácio.
Horário de visita: terça a domingo, das 9h às 17h30. Fecha às segundas-feiras.
Preço: 15 euros para maiores de 18 anos. Menores não pagam.
Pegue o trem de volta a Paris e para terminar o dia visite a Galeria Lafayette, a maior loja de departamentos de Paris, com 10 andares de compras. Aberta de segunda a sábado, das 9h30 às 20h (quinta-feira fecha às 22h). Não abre aos domingos.
À noite, faça um passeio pelo rio Sena, num dos Bateaux Mouche, barcos que há 60 anos navegam pelo rio. São mais ou menos duas horas de passeio.
QUARTO DIA
Comece o dia pelo centro Georges Pompidou- um edifício com uma estrutura feita de tubulações transparentes, um exemplo de arte moderna. A construção contou com a participação de 600 arquitetos.
Conheça a Ópera Garnier ou Palacio Garnier. Anteriormente chamado apenas de Ópera de Paris, mudou de nome após a inauguração da Ópera da Bastilha, em 1989. O Palácio Garnier é um dos dois teatros que abrigam a Ópera Nacional de Paris, sendo o outro a Ópera da Bastilha.
Não deixe de observar a pintura do teto, obra de Mar Chagall.
Reserve o final da tarde para conhecer um dos bairros mais boêmio de Paris: Montmatre. A visita começa pela Sacré-Coeur, um dos cartões postais da cidade. A vista lá do alto é imperdível.
Atrás da Sacré-Coeur, encontramos uma graciosa praça onde vários artistas cunham suas obras em público e os restaurantes e bares espalham suas mesas pelas calçadas convidando os visitantes a saborear seus pratos.
Dica: Montmatre é um bom lugar para comprar souvenirs
Aproveite para conhecer o L’Espace Salvador Dali, museu dedicado principalmente às obras de Salvador dali.
Para terminar a noite, vá ao Moulin Rouge, um cabaré construído em 1889, que oferece uma grande variedade de espectáculos para todos aqueles que querem evocar o ambiente boemio da Belle Époque.
Outros museus e lugares curiosos de Paris
Museu Carnavalet: o museu conta a história e o desenvolvimento da cidade.
As obras vão desde vestígios arqueológicos, paisagens de Paris de séculos passados, edifícios históricos que já não existem mais, cenas históricas, retratos de parisienses importantes e muitos testemunhos de como era a vida diária na cidade.
As exposições sobre a Revolução Francesa e uma réplica da prisão da Bastilha são muito interessantes.
O museu situa-se em duas mansões que estão juntas: O Hotel Le Peletier de Saint-Fargeau e o Hotel Carnavalet, belos prédios que também tem muita história e arte para contar.
Museu Rodin (no verão e na primavera as principais esculturas ficam no jardim)
Metrô: Varenne /Informações: www.musee-rodin.fr
Horários: no verão todos os dias (exceto às segundas-feiras) de 9h30 às 17h45.
.........................................................................................................................................
MERCADO DAS PULGAS
Vale a pena conhecer essas feiras onde a pechincha é a atração. O preço exposto nunca é o que será pago. O maior desse mercado fica localizado no norte da cidade (Mercado das pulgas Saint-Ouen. Se estiver disposto a conhecer todo o mercado, uma visita por todo o mercado pode levar mais de um dia.
.........................................................................................................................................
DICAS DE CONVERSAÇÃO:
-Se você não fala francês e quer alguma informação comece falando: Pardon, Je ne parle pas français. (pronúncia: Pardon, Je ne parle pé francê).
-Diga “pardon” (desculpe) para quase tudo. Por exemplo: quando quiser pedir passagem, quando esbarrar ou for perguntar algo.
-Para perguntar quanto custa, basta apontar e dizer: Combien? (pronúncia: Combiã?)
-Palavras importantes são o sim: oui (pronúncia: uí), e NE que quer dizer não. O universal Ok também é usado para confirmar alguma informação.
-Se quiser saber a direção de algum lugar diga: Où est… (pronúncia: Ué…) e o lugar que deseja ir. Por exemplo: onde é o metrô: Où est metro? (pronúncia: Ué metrô?).
-Falar “por favor” é muito importante. Diga sempre s’il vous plaît (pronúncia: sil vú plê) -Para perguntar onde está o banheiro é fácil: S’il vous plaît, Où est la toilette? ou simplifique para: Pardon, Toilette?
Dicas de livros sobre Paris
Isto é Paris - M. Sasek
No livro, o autor tcheco Miroslav Sasek leva o leitor para dar um passeio por Paris. As ilustrações buscam retratar fielmente a arquitetura do lugar. O livro pode funcionar como um guia de viagem para as crianças e adultos.
Guia Paris Com as Criancas - Anna Chaia, Adriana Moller
O 'Guia Paris com as crianças' traz as dicas e atrações de Paris para adultos e crianças. O guia apresenta 50 lugares especiais de Paris: museus, monumentos, palácios, parques, lojas, bons restaurantes e sugestões que tornam o programa ainda mais divertido.
Os Endereços Curiosos de Paris - Crepaldi, Iara
Conhecer Paris é muito mais que visitar os famosos pontos turísticos como o Louvre ou o Arco do Triunfo. O guia traz 430 endereços úteis e inúteis para solteiros, namorados, casais, crianças e qualquer pessoa que deseja desvendar o melhor e mais inusitado de Paris.
TERRAMAREAR - Peripécias de dois turistas culturais - Ruy Castro e Heloisa Seixas
Esse livro é o resultado de muitas viagens que Ruy Castro e Heloísa Seixas fizeram juntos ou separados, a passeio ou a trabalho, ao Brasil ou ao exterior. Antes de partir, eles leem livros, ouvem músicas e assistem a filmes sobre a região que vão visitar. Ao chegar ao lugar escolhido traçam roteiros, estudam a história do lugar, a arquitetura, a música, a cultura e a gastronomia.