Dicas Importantes de Viagem



Total de visitas: 151628
ANTÁRTICA
ANTÁRTICA

Há alguns anos atrás era impossível pensar em arrumar as malas para passar uma temporada entre os icebergs, pinguins, focas, leões marinhos, baleias e aves exuberantes que habitam a antártida.

Focas

 

Pinguins

Hoje, viajar para esse destino não é um sonho tão distante, ainda é caro, mas já é possível para aqueles que querem e podem desembolsar pelo menos r$ 10.000,00 para uma viagem de 10 dias de navio.

A viagem pode começar em Ushuaia, a chamada terra do fogo, no extremo sul da argentina. As saídas dos navios acontecem entre dezembro e março e duram em média 7 dias.

Ushuaia

Outra opção é o aero-cruzeiro que sai de punta arenas, cidade mais austral do Chile, sobrevoando o mar de drake até a ilha Rey Jorge, ponto de partida para o cruzeiro pela península Antártica com duração de 4 dias.  Desta forma, em um vôo de apenas 2 horas, são evitados 2 dias de navegação para chegar às ilhas Shetland do sul, porta de entrada para o continente branco.

Durante a expedição, estão inclusas palestras, desembarques em botes zodiacs, observação de fauna, entre outras atividades.

Atividades de aventura opcionais como acampamento, kayaking, montanhismo e esqui de fundo também são oferecidas.

A paisagem do continente branco, geleiras, icebergs e a companhia de animais que só podemos ver por ali deve ser uma experiência inesquecível!

Icebergs

 Geleiras

Dicas e maiores informações:

Clima
a Antártida é o continente mais frio, mas também é o mais seco, com 0% de umidade. A temperatura média varia de 0ºc a 5ºc. No começo da temporada, em novembro, encontramos mais gelo e pode ser mais frio.
No final da temporada, em fevereiro, pode chegar até 7ºc ou 9ºc, e se não tiver vento, é bem quente para a antártida.

Roupas
Como dentro dos barcos a temperatura média varia entre 21º e 24ºc, a roupa normalmente usada é calças de jeans, moleton, camiseta e tênis.

Não levar malas e sim mochilas para melhor acomodar nas cabines.

Normalmente os navios fornecem galochas de chuva e jaquetas para neve. Consulte sua operadora sobre a necessidade de levá-las.

Prefira luvas de lã ou qualquer material sintético. As luvas de esquiar não são práticas, pois precisamos das mãos livres para entrar e sair dos ‘zodiacs’(botes) e para usar a máquina fotográfica.

Não se esqueça de trazer chapéu e cachecol: é muito importante cobrir as orelhas e o pescoço do frio.

Calças: leve algum tipo de calça impermeável, como uma de esquiar.

Meias: traga vários pares de meias, pois elas podem molhar; entre elas trazer um par de meias de lã.

 

Não esqueça de levar:

Óculos de sol
Traje de banho

Binóculos
Baterias extras para câmeras fotográficas
Loção para as mãos, corpo e protetor de lábios

 

Guia para os desembarques no continente sem causar qualquer tipo de impacto no meio ambiente:

escutar e obedecer às instruções das palestras e dos ambientalistas
respeitar os horários combinados para voltar aos navios
não andar sozinho sem um guia, tomar cuidado com as crateras que podem ter nos glaciares.
Não fumar em terra.
Não deixar nenhum lixo nem urinar em terra.

 

Comportamento perto dos animais:
não toque nos animais
fique pelo menos a uma distancia de 5 metros dos animais, especialmente pássaros em ninhos
se o comportamento de algum animal mudar, é sinal que você chegou muito perto.
Mesmo que o animal não demonstre medo, ele pode sentir.
Se um pássaro abandona o ninho, seu filhote provavelmente morrerá.
Cuidado com as focas peleteras, elas são agressivas, caminham rápido e podem ser perigosas
sempre dê prioridade aos animais.  Eles são os habitantes, nós os intrusos.
Evite estar entre um animal e a beira da praia.
Caminhe devagar e olhe sempre ao redor.
Não faça movimentos rápidos e brutos.

Não tente que um animal faça pose para sua foto.

Vegetação:
evite caminhar em qualquer tipo de musgo ou grama. A vegetação é muito delicada e demora muito para voltar a crescer.
Sempre lave sua bota de borracha antes de embarcar no barco.

 

Documentos necessários:

Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar do último dia do cruzeiro.
A programação da viagem é elaborada para adultos mas não há restrição de idade para fazer a viagem.

 

Dicas de Leitura:

Férias na Antártica

Três irmãs, duas idades diferentes, três visões de mundo, todas no mesmo barco, de férias na antártica. Conheça neste livro o equilíbrio do planeta e, de quebra, o jeito de encarar o mundo das jovens laura, tamara e marina helena, a marininha, filhas do navegador amyr klink e da fotógrafa marina bandeira klink. Nos relatos de viagem, estão as lembranças de cinco expedições em família ao continente antártico, onde focas, pinguins, baleias e muitos outros animais passam o verão. Elas já sabem e entendem que nosso planeta precisa de cuidados e que, onde quer que a gente viva, nossas atitudes refletem em lugares muito distantes. Sensacional!

 

Antártica, um mundo feito de gelo

A Antártica parece estar pra lá do fim do mundo, longe demais. Para encurtar essa idéia, um dia a fotógrafa maristela colucci decidiu passar as férias de verão nesse lugar inusitado e desconhecido - um continente coberto de gelo que ocupa o extremo sul do planeta. Durante mais de dois meses, o veleiro kotic avançou por águas frias onde nadam diversas espécies de focas, pingüins e baleias em busca do krill, e onde icebergs flutuantes dificultam a navegação. Além de visitar a costa da antártica, a pequena expedição fez também uma escala na geórgia do sul, ilha na qual ainda existem ruínas de bases de caça à baleia, que hoje mais parecem cenários de filmes de terror. As peripécias da tripulação do kotic ficaram registradas neste diário de bordo, com muitas das coisas interessantes que maristela viu em sua viagem. Repleto de fotos, esse livro traz ainda um glossário com informações sobre a antártica, e algumas dicas para quem algum dia pretende visitar o continente branco.

 

Mar sem fim 

Amyr klink traz agora o relato de sua viagem de cinco meses e cerca de 18 mil milhas navegadas dentro da convergência antártica, sem pôr os pés em país nenhum e enfrentando toda a sorte de desafios. O resultado está neste livro, uma espécie de diário de bordo ilustrado. Dos preparativos do projeto à festejada volta a bordo do veleiro paratii, a obra desperta no leitor tanto o desejo de aventura como a curiosidade em relação á região que os navegadores antigos costumavam designar como 'além do inferno'. 'Mar sem fim' contém também três cadernos especiais, com 53 ilustrações da fauna da região, fotos, mapas da antártica feitos especialmente para esta edição pelo artista plástico sírio cançado, e ainda desenhos do Paratii.

 

Paratii 

Amyr klink é sempre surpreendente. Depois de cruzar o atlântico em um minúsculo barco a remo - travessia relatada em cem dias entre céu e mar -, lançou-se em outro projeto assombroso - passar um ano inteiro na antártica, dos quais seis meses imobilizado no gelo, em companhia apenas de pingüins e leões-marinhos. Para realizar esse sonho, no final de 1989 partiu no veleiro'paratii' para uma viagem que iria durar 22 meses. Navegando solitário por mais de 50.000 quilômetros, alcançou não apenas o continente gelado do sul, mas também as geleiras do polo norte. E trouxe na bagagem dois punhados de pedrinhas, um da antártica e outro do ártico; símbolos da misteriosa matéria de que são feitos os mais belos e ousados sonhos.